Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

domingo, 30 de outubro de 2011

Conversas Contigo XXXIX - A MOTA MORONCIAL (O inicio do depois)



A MOTA MORONCIAL

Obs. – a mota é a filosofia espiritual. Podemos tentar compreender com esta analogia: enquanto “filosofamos na terra” a filosofia terrena pode ser equiparada a termos uma só vista, um só olho; a mota pode ser equiparada a vermos com os dois olhos.

Os planos mais baixos da mota moroncial confluem, e se encontram, imediatamente abaixo, com os mais altos níveis da filosofia humana. No primeiro mundo das mansões (a casa de Meu Pai tem muitas moradas…se assim não fosse Eu vos teria dito) é prática ensinar aos estudantes menos avançados pela técnica das paralelas; isto é, em uma coluna são apresentados os mais simples conceitos dos significados da mota, e na coluna oposta são colocadas as citações de afirmações análogas da filosofia mortal.
Há pouco tempo, enquanto cumpria um compromisso no primeiro mundo das mansões, eu tive a ocasião de observar esse método de ensino; e, embora eu não possa apresentar a parte da lição que corresponde à mota, é-me permitido recordar as vinte e oito afirmações da filosofia humana que aquele instrutor moroncial estava utilizando como material ilustrativo, destinado a ajudar esses recém-chegados ao mundo das mansões nos seus primeiros esforços para
compreender o significado e o sentido da mota. Essas ilustrações da filosofia humana eram:
1. Uma demonstração de habilidade especializada não significa a posse de capacidade espiritual. A engenhosidade não substitui o carácter verdadeiro.
2. Poucas pessoas vivem à altura da fé que na verdade possuem. O medo irracional é uma fraude intelectual madrasta, praticada contra a alma mortal em evolução.
3. As capacidades inerentes não podem ser superadas; em um copo jamais pode caber um litro. O conceito espiritual não pode ser mecanicamente imposto aos moldes da memória material.
4. Poucos mortais ousam atribuir a soma dos créditos da sua personalidade aos ministérios combinados da natureza e da graça. A maioria das almas empobrecidas é verdadeiramente rica, mas se recusa a acreditar nisso.
5. As dificuldades podem desafiar a mediocridade e derrotar os temerosos, mas elas apenas estimulam os verdadeiros filhos dos Altíssimos.
6. Desfrutar do privilégio sem abuso, ter liberdade sem licença, possuir o poder e firmemente se recusar a usá-lo para o auto-engrandecimento essas são as marcas de uma alta civilização.
7. Acidentes cegos e imprevistos não ocorrem no cosmos. Nem os seres celestes ajudam um ser mais baixo que se recusa a agir sob a sua luz da verdade.
8. O esforço nem sempre produz alegria, mas não existe felicidade sem esforço inteligente.
9. A acção gera a força; a moderação resulta no encanto.
10. A rectidão toca as cordas da harmonia da verdade; e a melodia vibra em todo o cosmos, para reconhecer até mesmo o Infinito.
11. Os fracos condescendem em resoluções, mas os fortes agem. A vida não é senão um dia de trabalho faça-o bem. O acto é nosso; as consequências são de Deus.
12. A maior aflição do cosmos é nunca ter sido afligido. Os mortais apenas aprendem a sabedoria pela experiência da tribulação.
13. É do isolamento solitário das profundezas experienciais que as estrelas são mais bem discernidas, não dos cumes iluminados e deslumbrantes das montanhas.
14. Estimulai o apetite dos vossos companheiros pela verdade; dai um conselho apenas quando vos for pedido.
15. A afectação é o esforço ridículo do ignorante para parecer sábio, a tentativa da alma estéril de parecer rica.
16. Vós não podeis perceber a verdade espiritual até que a vossa experiência a tenha provado, contudo muitas verdades não são realmente sentidas senão na adversidade.
17. A ambição é perigosa até que ela seja integralmente socializada. Vós não adquirireis, verdadeiramente, uma virtude sequer, até que os vossos actos vos façam dignos dela.
18. A impaciência é um veneno para o espírito; a raiva é como uma pedra atirada em um ninho de vespas.
19. A ansiedade deve ser abandonada. As decepções mais difíceis de serem toleradas são aquelas que nunca chegam.
20. Apenas um poeta pode ver poesia na prosa lugar-comum da existência rotineira.
21. A missão elevada de qualquer arte é, por meio das suas ilusões, prenunciar uma realidade universal superior, é cristalizar as emoções do tempo no pensamento da eternidade.
22. A alma em evolução não se torna divina pelo que faz, mas por aquilo que se esforça por fazer.
23. A morte nada acrescenta à posse intelectual nem à dotação espiritual, mas ao cabedal experiencial acrescenta a consciência da sobrevivência.
24. O destino da eternidade é determinado, momento a momento, por aquilo que é realizado na vida do dia-a-dia. Os actos de hoje são o destino de amanhã.
25. A grandeza não repousa tanto em possuir força, mas quanto em fazer um uso sábio e divino dessa força.
26. O conhecimento é adquirido apenas compartilhando; ele é salvaguardado pela sabedoria e socializado pelo amor.
27. O progresso requer o desenvolvimento da individualidade; a mediocridade busca a perpetuação pela padronização.
28. A necessidade de defender uma proposição por meio da argumentação é inversamente proporcional ao teor da sua verdade implícita.

Esse é um trabalho para os iniciantes no primeiro mundo das mansões, enquanto os alunos mais avançados, nos mundos seguintes, estão cuidando da própria mestria sobre níveis mais elevados do discernimento cósmico e da mota moroncial.

OS PROGRESSORES MORONCIAIS
Desde a época da graduação, nos mundos das mansões, até o alcance do status espiritual, na carreira do superuniverso, os mortais ascendentes são denominados progressores moronciais. A vossa passagem por essa maravilhosa vida fronteiriça será uma experiência inesquecível, uma memória encantadora. É o portal evolucionário para a vida do espírito, e é o atingir final da perfeição da criatura, por meio do qual os seres ascendentes realizam a meta do tempo encontrar Deus no Paraíso.
Há um propósito divino e definido em todo esse esquema moroncial, e posteriormente espiritual, de progressão mortal, essa escola universal de minuciosa educação para as criaturas ascendentes.
É desígnio dos Criadores proporcionar às criaturas do tempo uma gradativa oportunidade de aprendizado, para que adquiram a mestria sobre os detalhes da operação e da administração do grande universo, e esse curso longo de aperfeiçoamento será mais bem
aproveitado se os mortais sobreviventes efectuarem a escalada gradualmente, e por meio de uma participação factual em cada passo da ascensão.
O plano de sobrevivência para os mortais tem um objectivo prático e útil; vós não sois os receptáculos de todo esse trabalho divino e desse aperfeiçoamento cuidadoso apenas para que possais sobreviver e gozar de uma bênção infindável e de uma tranquilidade eterna. Há uma meta de serviço transcendente, oculta além do horizonte da presente idade do universo. Se Deus tivesse como desígnio meramente levar-vos em uma longa e eterna excursão de júbilo, por
certo ele não teria transformado tão amplamente todo o universo em uma vasta e intrincada escola prática de aperfeiçoamento, que requer uma parte substancial da criação celeste, como professores e instrutores, para, então, despender idades e mais idades “pilotando-vos,” um a um, por meio dessa gigantesca escola do universo para a educação experiencial. O desenvolvimento do esquema de progressão mortal parece ser um dos principais pontos do universo presentemente
organizado, e a maioria das inumeráveis ordens de inteligências criadas está, directa ou indirectamente, engajada em fazer, em alguma fase, com que esse plano progressivo de perfeccionamento avance.
Percorrendo a escala ascendente da existência viva, desde o homem mortal até o abraço da Deidade, de facto vós viveis a vida em todas as fases e estágios possíveis da existência da criatura perfeccionada, dentro dos limites da idade presente do universo. De homem mortal a finalitor (peregrino) do Paraíso, fica abrangido tudo o que agora pode ser engloba tudo o que actualmente é possível às ordens viventes de seres-criaturas finitos, inteligentes e perfeccionados. Se o futuro destino dos finalitores do Paraíso for o de servir nos novos universos agora em formação, fica assegurado que nessa nova e futura criação não haverá ordens criadas de seres experienciais, cujas vidas sejam inteiramente diferentes daquelas que os finalitores mortais viveram em algum mundo, como parte do seu aperfeiçoamento ascendente, como um dos estágios do seu progresso de idade em idade, do animal ao anjo, do anjo ao espírito e do espírito a Deus.
[Apresentado por um Arcanjo]
פֵהֵל PeHeLa guardião da religião, moral, e teologia Divina te Saúdo na Paz e na Luz Daquele que tudo realiza e te digo... A Paz do Eterno vos envolva 

(como pedido assim é feito)
Bem hajam na luz e com a Luz
P.S. todos os post's que têm por titulo "Conversas Contigo" ou "Conversas no Silêncio" são por mim formatados e inseridos. Esta é a parte que me cabe em reconhecimento de Autoria.

A LUZ


Sem comentários:

Enviar um comentário

...perdoa a estrutura.
É fraca. Fortalece-a com a tua partilha.
Estás em casa. Senta-te. Demora-te. Fica para sempre. Só te peço que enquanto aqui estás...penses em ti.
Porque enquanto pensamos em nós pensamos em algo mais elevado do que somente estar.
...por isso quero que estejas e sejas tu própria/o.