Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Conversas Contigo XLIII - O Temor do Senhor



“O temor ao Senhor’ tem tido diferentes significados nas sucessivas eras, vindo do medo, passando pela angústia e pelo pavor, até a admiração e a reverência. E, actualmente, da reverência eu vos conduziria, por intermédio do reconhecimento, da compreensão e da apreciação grata, ao amor. Quando o homem apenas reconhece as obras de Deus, ele é levado a temer o Supremo; mas, quando o homem começa a compreender e a experienciar a personalidade e o carácter do Deus vivo, ele é induzido a amar cada vez mais este Pai bom e perfeito, universal e eterno. E é exactamente essa mudança, na relação do homem com Deus, que constitui a missão do Filho do Homem na Terra. “O filho que age com inteligência não tem medo de não receber as boas dádivas da mão desse pai; mas, tendo já recebido a abundância das boas coisas conferidas pelos ditames do afecto do pai pelos seus filhos e filhas, esses filhos muito amados são levados a amar o seu pai, em reconhecimento e em gratidão e para corresponder ao benefício generoso. A bondade de Deus conduz ao arrependimento; a beneficência de Deus conduz ao serviço; a misericórdia de Deus conduz à salvação; enquanto o amor de Deus conduz à adoração espontânea e inteligente e de todo o coração.
“Os vossos antepassados tinham medo de Deus, porque ele era poderoso e misterioso. Vós ireis adorá-lo porque ele é grandioso em amor, abundante em misericórdia e glorioso em verdade. O poder de Deus engendra o medo no coração do homem, mas a nobreza e a rectidão da sua personalidade leva à reverência, ao amor e à adoração voluntária. Um filho afectuoso e respeitoso não teme, nem receia, mesmo a um pai poderoso e nobre. Eu vim ao mundo para colocar o amor no lugar do medo, o júbilo no lugar da tristeza, a confiança no lugar do receio, o serviço amoroso e a adoração agradecida no lugar da servidão escrava e das cerimonias sem sentido. Todavia, é ainda verdade, para aqueles que estão nas trevas, que ‘o temor do Senhor é o começo da sabedoria’. Mas, quando a luz tiver chegado mais claramente, os filhos de Deus serão levados a louvar o Infinito pelo que Ele é, mais do que a temê-Lo pelo que Ele faz. “Quando os filhos são jovens e despreocupados, eles devem necessariamente ser advertidos a honrar os pais; mas quando eles ficam mais velhos e tornam-se um tanto mais agradecidos, pelos benefícios da ministração e da protecção paterna, por meio do respeito, da compreensão e da afeição crescente, são levados até aquele nível de experiência em que de facto amam os seus pais, pelo que são, mais do que pelo que eles fizeram. O pai ama o seu filho naturalmente, mas o filho deve desenvolver o seu amor pelo pai, a partir do medo daquilo que o pai possa fazer, a partir do receio, da dependência e da reverência, até a consideração grata e afectuosa do amor. “Já vos foi ensinado que devíeis ‘temer a Deus e guardar os Seus mandamentos, pois esse é todo o dever do homem’. Mas eu vim para dar-vos um mandamento mais elevado. Eu gostaria de ensinar-vos a ‘amar a Deus e aprender a fazer a vontade Dele, pois esse é o mais alto privilégio dos filhos libertados de Deus’. Aos vossos pais foi ensinado ‘temer a Deus – o Rei Todo- Poderoso’. Eu vos ensino a ‘Amar a Deus – o Pai todo-misericordioso’. “No Reino do céu, que eu vim proclamar, não há um rei poderoso no alto; este Reino é uma família divina. O centro e a cabeça, universalmente reconhecidos e adorados incondicionalmente, dessa vasta irmandade de seres inteligentes é o meu Pai e o vosso Pai. Eu sou o seu Filho, e vós também sois filhos Dele. E, portanto, é eternamente verdadeiro que todos vós e eu somos irmãos, no domínio celeste, e isso é ainda mais verdadeiro, já que nós nos tornamos irmãos na carne, nesta vida terrena. Cessai, pois, de temer a Deus como a um rei ou de servir a Ele como a um senhor; aprendei a reverenciá-Lo como o Criador; honrai-O por ser o Pai do vosso jovem espírito; amai-O como um defensor misericordioso; e enfim adorai-O como o Pai infinitamente sábio na vossa realização espiritual mais amadurecida e grata. “Dos vossos conceitos errados, sobre o Pai no céu, vêm as vossas ideias falsas, sobre a humildade, e brota grande parte da vossa hipocrisia. O homem pode ser um verme da terra, por natureza e origem, mas, quando ele passa a ser residido pelo espírito do meu Pai, esse homem torna-se divino no seu destino. O espírito outorgado do meu Pai certamente retornará para a sua fonte divina e para o seu nível de origem no universo, e a alma humana do homem mortal que se tornou o filho renascido desse espírito residente certamente ascenderá com o espírito divino à própria presença do Pai eterno. “A humildade, de facto, se transforma no homem mortal quando ele recebe todas essas dádivas do Pai no céu, se bem que haja uma dignidade divina ligada a todos os candidatos, pela fé, à ascensão eterna do Reino celeste. As práticas sem sentido e servis, de uma humildade falsa e ostentosa, são incompatíveis com a apreciação da fonte da vossa salvação e o reconhecimento do destino das vossas almas nascidas do espírito. No fundo dos vossos corações é que a humildade diante de Deus é totalmente apropriada; a modéstia diante dos homens é elogiável; mas a hipocrisia de uma humildade falsa ou consciente de si e que clama por atenção é infantil, e indigna dos filhos esclarecidos do Reino. “Fazeis bem de serdes brandos diante de Deus e autocontrolados diante dos homens, mas deixai que a vossa humildade tenha uma origem espiritual e que não seja uma exibição ilusória do sentimento autoconsciente de superioridade. O profeta falou ponderadamente quando disse: ‘Ande humildemente com Deus’, pois, conquanto o Pai do céu seja o Infinito e o Eterno, Ele também reside ‘com aquele que tem uma mente contrita e um espírito humilde’. O meu Pai desdenha o orgulho, repugna a hipocrisia e abomina a iniquidade. E é para enfatizar o valor da sinceridade e da confiança perfeita no amparo amoroso e no guiamento fiel do Pai celeste, que eu tão frequentemente me refiro à criança pequenina, como ilustração da atitude da mente e da resposta do espírito, que são tão essenciais à entrada do homem mortal nas realidades espirituais do Reino do céu. “O profeta Jeremias descreveu bem, a muitos mortais, quando ele disse: ‘Estás perto de Deus na tua boca, mas estás longe dele no coração’. E também não lestes aquele aviso medonho do profeta que disse: ‘Os sacerdotes daqui ensinam por um salário, e os profetas daqui predizem por dinheiro. Ao mesmo tempo, eles professam piedade e proclamam que o Senhor está com eles’. Não fostes bem prevenidos contra aqueles que ‘pregam a paz aos seus semelhantes, com a injúria nos seus corações’, aqueles que ‘elogiam com os lábios, enquanto o coração é dado ao jogo duplo’? De todas as tristezas de um homem que confia, nenhuma é tão terrível quanto ser ‘ofendido na casa de um amigo de confiança’.

 פֵהֵל PeHeLa guardião da religião, moral, e teologia Divina te Saúdo na Paz e na Luz Daquele que tudo realiza e te digo... A Paz do Eterno vos envolva  

(como pedido assim é feito) 
Bem hajam na luz e com a Luz 
P.S. todos os post's que têm por titulo "Conversas Contigo" ou "Conversas no Silêncio" são por mim formatados e inseridos. Esta é a parte que me cabe em reconhecimento de Autoria.


Sem comentários:

Enviar um comentário

...perdoa a estrutura.
É fraca. Fortalece-a com a tua partilha.
Estás em casa. Senta-te. Demora-te. Fica para sempre. Só te peço que enquanto aqui estás...penses em ti.
Porque enquanto pensamos em nós pensamos em algo mais elevado do que somente estar.
...por isso quero que estejas e sejas tu própria/o.