Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Miseri Cordia




Este post é um texto que um dia escrevi quando alguém me pediu que escrevesse espontaneamente sobre a Misericórdia Divina.

------------------------------------------------


Por não primar pela confiança inabalavel que me deveria sustentar, e, Senhor, não porque não confie em Ti, não creia em tudo o que nos disseste, mas por ser em mim que não confio, muitas das vezes...ponho em causa as graças que no teu AMOR me ofertas e por mim (saberás TU porquê) fazes chegar a outros irmãos.
Assim iniciarei por mim, consciente de que o faço este texto sobre A Misericórdia Divina...sem pretensões...só amando.

Miseri = sofrimento... Cordis = Coração = Sofrimento no coração ou do coração. Literalmente significa coração sofredor.
Muitos de nós, ao reflectir acerca desta aglutinação verá que cada vez que dizemos; “Misericórdia Senhor” estamos a dizer MISERI(a) (Sofrimento no ou do CORDIS Coração. E o que pedimos nesta prece de angústia não é efectivamente misericórdia (sofrimento / coração) porque isso seria pedir o que O Senhor nunca dá, mas, pedimos sim, COMPAIXÂO...que Ele nos ouça COM PAIXÂO.
A Paixão, o Amor De Deus é a resposta efectiva, presente a todas as nossas preces...mesmo as que nos parecem não atendidas....”porque não sabeis o que pedir, o Espiríto do Senhor com gemidos inefáveis intercederá por vós”.
A Paixão Divina não é mais que a forma mais humana de entender este AMOR que se expressa a si próprio, em tudo e todos. Ao rogarmos misericórdia rogamos paixão, que nos ouça e atenda (com)paixão....porque o ser humano vizualiza que o seu estado de paixão, de amor intenso e absorvente, será o que mais se aproxima deste Amor Divino. Porque nesse estado o ser humano ”sente” e vive um estado de “graça” que talvez seja o de maior felicidade e alegria que um humano comum poderá experienciar nesta sua passagem na Terra.

"Reconhece, pois, que o Senhor, teu Deus, é verdadeiramente Deus, um Deus fiel, que guarda a sua aliança e a sua misericórdia até a milésima geração para com aqueles que o amam e observam os seus mandamentos," (Deuterenómio 7,9)

"Se ouvirdes esses preceitos e os praticardes fielmente, o Senhor, teu Deus, guardará para contigo a aliança de misericórdia que jurou a teus pais," ( Deuterenómio 7,12)

"Não retenha a tua mão nada do que tiver sido votado ao interdito, para que o Senhor aplaque o ardor de sua cólera, e use de piedade e misericórdia para contigo, e te multiplique, como jurou a teus pais,"
( Deuterenómio 13, 17)

"Senhor, dignai-vos, pela vossa misericórdia, afastar de vossa cidade santa, Jerusalém, vossa cólera e vossa exasperação, porque é devido às nossas iniqüidades e aos pecados de nossos antepassados que Jerusalém e vosso povo são alvo dos insultos de todos os nossos vizinhos". ( Daniel 9, 16)

Existem muitos exemplos destes no antigo testamento, e se repararmos, e usarmos a palavra tal qual quer dizer, literalmente coração sofredor não está contextualizada; afinal ninguém pede “Sofrimento para o coração”. Pede sim que o Senhor use da sua Paixão para escutar “as misérias do nosso coração” Que (com)paixão, com Amor ouça as nossas lamentações mais profundas.
Como diz o salmista; “"tende COMPAIXÂO de mim, Senhor, pois a vós eu clamo sem cessar". ( Salmo 85, 3) e o que clama ele ao Senhor senão as suas misérias e angustias do coração...as suas Miseri-Córdias.
No salmo 18, 1, vemos isto de uma forma excelente: “Eu Vos amo, Senhor minha força,” aqui no original está a palavra hebraica ra·jamím ( ra·jamím e a palavra grega é·le·os (verbo, e·le·é·ō) traduz-se “misericórdia”).
O verbo hebreu ra·jám define-se como “sentir irradiar afecto interior, ou compaixão, ser compassivo.
Dai neste versiculo do salmo a palvra misericordia foi preterida, e sobreveio o Amor.
__________________________________________________________________

Os irrefletidos mortais têm-se referido à manifestação da misericórdia e ternura divinas, especialmente para com os fracos e na defesa dos necessitados, como sendo indicativa de um Deus antropomórfico. Quão errôneo! Essas manifestações de misericórdia e de paciência deveriam, antes, ser consideradas, pelos seres humanos, como evidência de que o homem mortal é residido pelo espírito do Deus vivo; de que a criatura é, afinal, motivada pela divindade. E assim pelo Seu Amor, inimaginavel e incompreensivel, neste estágio da vossa evolução.”
Continuando...

Sem dúvida que como disse alguém muito grande “ O Amor não é amado...” e a minha singela e consciente devoção é ao Amor, ao AMOR maior que é Deus personificado em Cristo Senhor ...por isso...para mim...
Nada nos é dado para lá da nossa compreensão do momento, mas às vezes fica bem no limite.

De uma forma muito simples diria que em primeiro lugar é necessário que nos sintamos bem com quem somos e integrados no que acharmos num dado momento ser o nosso caminho.

É importante para nós identificarmos-nos com um grupo, uma comunidade, um objectivo e repara na abrangência desta frase...São todas essas formas equilibradas, extremistas, apaixonadas, dolorosas, etc, que vão construir um conhecimento tão abrangente que o ADN colectivo se enriquece absorvendo informação e criando níveis de consciência cada vez apurados. Nunca o Amor poderia exercer todo o seu Esplendor se não nos fosse apresentado o seu contrário em todas as suas vertentes.
É importante lembrar que A Trindade Santíssima é Deus 3x Santo que na Sua Figura de Pai se nos apresenta, com muitos meios de chegar até Ele...Com orientação que se vai obtendo com a graça do Espírito, e caminho seguro na descodificação da mensagem da Personificação do Amor de Deus...Jesus Cristo. Parece ser um método gasto, mas foi entendido na perspectiva certa; ainda que inserido num grupo numa comunidade, eu não posso querer que a experiência de alguém possa ser igual para mim. A Conversão da alma é um acontecimento, sem precedentes, que não passa despercebido, mas que é um movimento de dentro. Que só o próprio o pode desencadear, e perceber na sua totalidade pois é a sua relação com o Divino, o Espiritual, e dai nasce uma relação que antes de ser comunitária é sempre pessoal. 
é isto mais ou menos
Bem hajas




Graças te sejam dadas Pai Santo, por escutares com Amor as misérias dos nossos corações.



Sem comentários:

Enviar um comentário

...perdoa a estrutura.
É fraca. Fortalece-a com a tua partilha.
Estás em casa. Senta-te. Demora-te. Fica para sempre. Só te peço que enquanto aqui estás...penses em ti.
Porque enquanto pensamos em nós pensamos em algo mais elevado do que somente estar.
...por isso quero que estejas e sejas tu própria/o.