Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Conversas Contigo XXXV - A ARTE de VIVER




A ARTE DE VIVER

Há apenas duas maneiras por meio das quais os mortais podem viver juntos: a maneira material ou animal e a maneira espiritual ou humana. Pelo uso de sinais e sons, os animais são capazes de comunicar uns com os outros, de um modo limitado. Mas tais formas de comunicação não transmitem significados, valores ou ideias. Uma distinção entre homem e animal é que o homem pode comunicar-se com os seus semelhantes, por meio de símbolos que, com toda certeza, designam e identificam significados, valores, ideias e mesmo ideais. Posto que os animais não podem comunicar ideias, uns aos outros, eles não podem desenvolver personalidade. O homem desenvolve personalidade, porque ele pode comunicar-se dessa maneira com os seus semelhantes, tanto sobre ideias, quanto sobre ideais. É essa habilidade de comunicar e compartilhar significados que constitui a cultura humana e que capacita o homem, por meio de agrupamentos sociais, a construir civilizações. O conhecimento e a sabedoria tornam-se cumulativos, por causa da habilidade que o homem tem de comunicar essas conquistas às gerações vindouras. E dessa maneira surgem as actividades culturais da raça: a arte, a ciência, a religião e a filosofia. A comunicação simbólica entre os seres humanos, predetermina o iniciar da existência de grupos sociais. O mais eficiente de todos os grupos sociais é a família, mais particularmente o grupo dos dois progenitores. O afecto pessoal é o laço espiritual que mantém essas ligações materiais unidas.
Uma tal relação eficaz é também possível entre duas pessoas do mesmo sexo, como é ilustrado tão abundantemente pela devoção das amizades genuínas. Essas associações de amizade e afecto mútuo são “socializantes” e enobrecedoras, porque encorajam e facilitam os seguintes factores essenciais ao mais alto nível da arte de viver:

A auto-expressão e a auto compreensão mútuas.

Muitos impulsos humanos nobres desaparecem porque não há ninguém que escute a sua expressão. Verdadeiramente, não é bom para o homem ficar só. Um certo grau de aprovação e uma certa quantidade de apreço são essenciais ao desenvolvimento do carácter humano. Sem o genuíno amor por um lar, nenhuma criança pode realizar o desenvolvimento pleno de um carácter normal. O carácter é algo mais do que a mera moral da mente e mais do que a moralidade. De todas as relações sociais iniciadas para desenvolver o carácter, a mais eficaz e ideal é a amizade afectuosa e compreensiva entre homem e mulher, no abraço mútuo de um matrimónio inteligente. O matrimónio com as suas relações múltiplas é mais bem indicado para estimular aqueles impulsos preciosos e aqueles motivos mais elevados, que são indispensáveis ao desenvolvimento de um carácter firme. Eu não hesito, dessa forma, em glorificar a vida familiar, pois o vosso Mestre elegeu sabiamente a relação pai-filho como a pedra angular desse novo evangelho do Reino. E uma comunhão tão inigualável de relacionamento, entre homem e mulher, no abraço afectuoso dos mais altos ideais do tempo, é uma experiência tão valiosa e satisfatória que vale a pena tê-la a qualquer preço, sob pena de qualquer sacrifício necessário para consegui-la.

No próprio tempo e que já se faz presente conversaremos acerca da “instituição” matrimónio e posso já adiantar nas palavras de São Paulo, que também se aplicam aqui: Muito haveria a dizer sobre isto, mas grande parte são coisas que ainda não podeis entender… e não podeis enquanto as vossas ideias e conceitos acerca do mundo forem aqueles em que entraste “à chegada”.
Foram-te dados…tal como um dado adquirido…é assim e faço assim porque me foi dito que assim era…também isto vale para a generalidade de coisas que preenchem esse vosso quotidiano…

פֵהֵל PeHeLa guardião da religião, moral, e teologia Divina te Saúdo na Paz e na Luz Daquele que tudo realiza e te digo... A Paz do Eterno vos envolva  

(como pedido assim é feito) 
Bem hajam na luz e com a Luz 
P.S. todos os post's que têm por titulo "Conversas Contigo" ou "Conversas no Silêncio" são por mim formatados e inseridos. Esta é a parte que me cabe em reconhecimento de Autoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

...perdoa a estrutura.
É fraca. Fortalece-a com a tua partilha.
Estás em casa. Senta-te. Demora-te. Fica para sempre. Só te peço que enquanto aqui estás...penses em ti.
Porque enquanto pensamos em nós pensamos em algo mais elevado do que somente estar.
...por isso quero que estejas e sejas tu própria/o.