Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

sábado, 2 de julho de 2011

A pergunta mais humana alguma vez proferida...O que é a Verdade?



Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Perguntou-lhe Pilatos: 
Que é a verdade?

Nesta passagem existe uma mensagem maravilhosa, que ao longo de gerações se tem vindo a perder com a insistência das várias confissões religiosas no querer para si esta mesma verdade de que se questiona Pilatos.
Reparem que nestas ultimas horas de Jesus entre nós na carne, as suas frases vão sempre no sentido “do finalizar a tarefa” a que estava destinado.
Não só no Getsmani, quando o vão prender, Ele é o primeiro a falar perguntado “a quem buscais?” seguidamente afirmando que “Ele é o tal Cristo que buscam”.
Também no sinédrio no “julgamento” que os sacerdotes lhe fazem, Ele não falando nunca entre perguntas e açoites, só abre a boca para responder á pergunta: “és tu o Messias, o Filho do Deus Vivo?” Ao que Ele responde “EU o SOU” (esta é a frase que o condena sem alternativa perante os judeus)
E com Pilatos dá a derradeira explicação da sua missão intrínseca, recordando que é uma missão para este mundo mas com repercussões no “outro mundo”: “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui.”
Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse-lhe, então, Pilatos: Não me respondes? não sabes que tenho autoridade para te soltar, e autoridade para te crucificar? Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado”

Mas Ele está  aqui para anunciar isto mesmo…Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

…e aqui está a pergunta mais humana alguma vez proferida: O que é a Verdade?
(Nesse momento Pilatos personifica cada um de nós perante Deus...
e a resposta de Jesus foi o silêncio...perturbador...sendo Ele a Verdade...mas não é Ele que, nesse momento de encontro Pessoal nos vai dizer...vai deixar que sejamos nós a descobrir)
É uma pergunta que sai do mais recôndito do ser - é um desejo, uma luta, uma obsessão até, para muitos. Mas é a pergunta mais pertinente que uma mente esclarecida pode fazer. É a pergunta que naquele dia proferida ecoa e ecoará através das gerações…

O que é a Verdade?

Jesus Cristo neste momento, calou.
Porque sendo Ele a Verdade, que Pilatos tinha diante, não se impôs, nem se afirmou tal como o tinha feito noutras alturas “ Eu Sou o caminho a verdade e a vida”
Neste momento, Ele já tinha dito que nos vinha mostrar O caminho para a Verdade na frase anterior: “Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade.”
Agora este silêncio nesta pergunta é sinónimo de qua verdade única e absoluta tem muitas formas e feitios e cores e sons, num dado momento da existência humana.
Enquanto entre nós Ele era a Verdade que Caminhava Na Vida”…
No momento em que vai partir…Ele está a dizer-nos que passará a ser O Caminho que nos levará à Verdade da Vida Eterna.
“ Se Eu não for O Pai não vos enviará o Paráclito…”
Na sua partida Todo O Universo em que estamos inseridos ganha toda uma nova dimensão…Porque o nosso mundo nesse dia foi estabelecido num mundo de Luz e Vida.
A dimensão que nos fazia baixar os olhos para o chão, de um Deus castigador e até vingativo transforma-se (“quando Eu for levantado atrairei todos a MIM”) numa elevação de consciências…num levantar os olhos para o alto nessa atracção que o Senhor Jesus, O Cristo do Pai Criador, Vaticina.

Iluminados sejamos sempre pelas Tuas palavras Ó Pai que teve a sua expressão Maior no Teu Filho Jesus e nos seus ensinamentos acerca dessa mesma Verdade que és Tu e que tanto escapa à maioria de nós.
Ajuda-nos a compreender para melhor Te amarmos. Convictos que é das incertezas. Dúvidas e desunião que crescerá a Maior União que este Mundo já viu.
E só por saber isto me entrego sem Dúvidas na Incerteza da Minha Verdade.

********************** 
“Dize-lhes mais: Assim diz o Senhor: porventura cairão os homens, e não se levantarão?
desviar-se-ão, e não voltarão? Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia contínua? ele retém o engano, recusa-se a voltar. Eu escutei e ouvi; não falam o que é recto; ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha. Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, a andorinha, e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece a ordenança do Senhor. Como pois dizeis: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está connosco? Mas eis que a falsa pena dos escribas a converteu em mentira. Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora, e informai-vos, e buscai pelas suas praças a ver se podeis achar um homem, se há alguém que pratique a justiça, que busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela. E ainda que digam: Vive o Senhor; de certo falsamente juram. Ó Senhor, acaso não atentam os teus olhos para a verdade? Porque desde o menor deles até o maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até o sacerdote, cada um procede perfidamente. Também se ocupam em curar superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Agora, pois, porquanto fizestes todas estas obras, diz o Senhor, e quando eu vos falei insistentemente, vós não ouvistes, e quando vos chamei, não respondestes, Mas isto lhes ordenei: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos; porém andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

...perdoa a estrutura.
É fraca. Fortalece-a com a tua partilha.
Estás em casa. Senta-te. Demora-te. Fica para sempre. Só te peço que enquanto aqui estás...penses em ti.
Porque enquanto pensamos em nós pensamos em algo mais elevado do que somente estar.
...por isso quero que estejas e sejas tu própria/o.