Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

domingo, 20 de novembro de 2011

Conversas Contigo - pérolas de ternura



Jesus contactou muitos dos seus irmãos na carne enquanto das suas viagens e deslocações. Talvez o mais notável de todos esses contactos tenha sido aquele com um jovem helenista chamado Estêvão. Esse jovem visitava Jerusalém pela primeira vez e encontrou Jesus, por acaso, à tarde na quinta-feira da semana da Páscoa. Enquanto passeavam vendo o palácio de Asmônea, Jesus iniciou a conversa casual que resultou em um interesse mútuo e levou a uma discussão de quatro horas sobre o modo de vida e sobre o verdadeiro Deus e a sua adoração. Estêvão ficou tremendamente impressionado com o que Jesus dissera; e nunca se esqueceu daquelas palavras dele. E esse foi o mesmo Estêvão que depois se tornou um crente dos ensinamentos de Jesus, e cuja audácia ao pregar esse evangelho dos tempos iniciais resultou em ter sido apedrejado até a morte por judeus irados. Uma parte da audácia extraordinária que Estêvão tinha em proclamar a sua visão do novo evangelho era uma consequência directa da sua conversa anterior com Jesus. Mas Estêvão nunca, nem de leve, supôs que o galileu com quem ele tinha conversado havia uns quinze anos era a mesma pessoa a quem mais tarde ele proclamaria como o Salvador do mundo, e por quem ele iria morrer em breve, tornando-se assim o primeiro mártir da nova fé Cristã que evoluía. Quando Estêvão entregou a sua vida como preço pela sua investida contra o templo judeu e as suas práticas tradicionais, um cidadão chamado Saulo, cidadão de Tarso, estava lá. E quando Saulo viu como o grego podia morrer pela sua fé, surgiram no seu coração aquelas emoções que finalmente levaram-no a esposar a causa pela qual Estevão morrera; mais tarde ele tornou-se ninguém mais do que Paulo, o dinâmico e indómito, o filósofo e talvez o único fundador da religião Cristã.

Durante esse ano (27 anos) Jesus construiu barcos e continuou a observar como os homens viviam na Terra. Frequentemente ia até a estação da caravana, pois Cafarnaum ficava na rota directa de Damasco para o sul. Cafarnaum era um forte posto militar romano, e o oficial comandante da guarnição era um crente gentil de Yavé, um homem devoto, como os judeus tinham o hábito de designar tais
prosélitos. Esse oficial pertencia a uma rica família romana, e tomou para si a tarefa de construir uma bela sinagoga em Cafarnaum, a qual fora presenteada aos judeus um pouco antes de Jesus ter vindo viver com Zebedeu. Durante esse período, Jesus conduziu os serviços nessa nova sinagoga por mais de meio ano, e algumas das pessoas das caravanas, que tiveram a oportunidade de vê-lo, lembravam-se dele como o carpinteiro de Nazaré.
Quando veio o pagamento de impostos, Jesus registou-se como um artesão habilitado de Cafarnaum. Desse dia em diante até o fim da sua vida terrena ele ficou conhecido como residente em Cafarnaum. E nunca alegou nenhuma outra residência legal, embora por várias razões, ele tenha permitido a outros designar a sua residência como sendo Damasco, Betânia, Nazaré e mesmo Alexandria.
Na sinagoga de Cafarnaum ele encontrou muitos novos livros nas estantes da biblioteca, e passava pelo menos cinco tardes por semana em estudos intensos. Uma noite ele devotava à vida social com os mais velhos, e uma noite ele passava com a gente jovem. Havia alguma coisa de muito graciosa e inspiradora na personalidade de Jesus, que invariavelmente atraía a gente jovem.
Pois sempre os fez sentirem-se à vontade na sua presença. Talvez o seu grande segredo em dar-se bem com eles consistisse nos dois factos seguintes: que estivesse sempre interessado no que faziam, e que raramente lhes oferecia conselho, a menos que o pedissem.
A família de Zebedeu adorava quase a Jesus, e nunca deixou de estar presente às conversas, com perguntas e respostas, que ele conduzia todas as noites após o jantar, antes de ir até a sinagoga para estudar. Os vizinhos mais jovens também vinham frequentemente para essas reuniões depois do jantar. Nessas pequenas reuniões Jesus dava instruções variadas e avançadas, tão avançadas quanto pudessem compreender. Falava bastante livremente com eles, expressando as suas ideias e ideais sobre política, sociologia, ciência e filosofia, mas nunca pretendia falar com autoridade final, excepto se se tratasse de religião a relação do homem com Deus.
Uma vez por semana Jesus fazia uma reunião com todo o pessoal da casa, da loja e dos canteiros de trabalho, pois Zebedeu tinha muitos empregados. E entre esses trabalhadores é que Jesus, pela primeira vez, foi chamado Mestre.

Este foi o último ano estável da sua vida. Nunca mais Jesus passou um ano inteiro em um mesmo lugar ou em um mesmo empreendimento. Os dias das suas peregrinações terrenas estavam aproximando-se rapidamente. Os períodos de actividade intensa não estavam muito longe no futuro, mas, entre a sua vida simples mas intensamente activa do passado e o seu ministério público ainda mais extenuante, restavam agora uns poucos anos de longas viagens e de actividades pessoais altamente diversificadas. O seu aprendizado, como um homem do reino, tinha de ser completado antes que ele pudesse entrar na sua carreira de ensinamentos e de pregação como o Deus-homem perfeito das suas fases divinas e pós-humanas, na sua auto-outorga na Terra.

פֵהֵל PeHeLa guardião da religião, moral, e teologia Divina te Saúdo na Paz e na Luz Daquele que tudo realiza e te digo... A Paz do Eterno vos envolva  

(como pedido assim é feito) 
Bem hajam na luz e com a Luz 
P.S. todos os post's que têm por titulo "Conversas Contigo" ou "Conversas no Silêncio" são por mim formatados e inseridos. Esta é a parte que me cabe em reconhecimento de Autoria.



1 comentário:

  1. Amigo.....quetrabalho belo fazes aqui!
    Estou emocionada. Amo estas narrações sobre a vida do Mestre.
    Já li muitos livros religiosos, espíritas na sua maioria. Também gosto dos Evangelhos Gnósticos. Creio que é asssim: aquilo que nos toca o coração....há um motivo. É simples... embora haja muitas duvidas e inoerências. Quem decide é nossa alma. E ficamos em paz.
    Gosto especialmente destas histórias, Estevão, Saulo de Tarso foram personas irradiantes. Saulo na sua rigidez e cumprimento da lei dos seus pares e a sua transformação tão apaixonante quando entendeu e sentiu as marcas do Cristo. Não fosse Paulo como nós, os gentios, saberíamos do Cristo?
    AMEI este post. Amo teu Blog!
    Amo a relisiosidade. Sei que muitos enxertos a igreja romana fez... E Jesus não fez igreja nehuma...ELE FOI!!! Creio outrossim que tudo que ficou tinha e têm o aval do Pai Amoroso. Dele emamam todos os ensinamentos que dão sustento às nossas almas.
    Beijos no teu coração querido!

    ResponderEliminar

...perdoa a estrutura.
É fraca. Fortalece-a com a tua partilha.
Estás em casa. Senta-te. Demora-te. Fica para sempre. Só te peço que enquanto aqui estás...penses em ti.
Porque enquanto pensamos em nós pensamos em algo mais elevado do que somente estar.
...por isso quero que estejas e sejas tu própria/o.