Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

domingo, 20 de novembro de 2011

Conversas contigo XLII - O Conceito de Deus (Jesus aos Apóstolos)



Os doze apóstolos, numa noite, fizeram a Jesus várias perguntas sobre o Pai no céu.(…) As respostas do Mestre a essas perguntas podem ser mais bem apresentadas pelo seguinte resumo, apresentado numa linguagem moderna:
Jesus (…) em essência eis o que disse: Não sabeis das tradições de
Israel em relação ao crescimento da ideia de Yavé, e acaso sois ignorantes sobre os ensinamentos das escrituras a respeito da doutrina de Deus? E então o Mestre continuou a instruir os apóstolos sobre a evolução do conceito da Deidade, no curso do desenvolvimento do povo judeu. Ele chamou a atenção para as seguintes fases do crescimento da ideia de Deus:
1. Yavé o Deus dos clãs do Sinai. Esse foi o conceito primitivo da Deidade, que Moisés exaltou ao nível mais alto como o Senhor Deus de Israel. O Pai no céu nunca deixa de aceitar a adoração sincera dos seus filhos na Terra, não importando quão imaturo seja o conceito da Deidade que tenham, nem por que nome eles simbolizam esta natureza divina.
2. O Altíssimo. Esse conceito do Pai no céu foi proclamado por Melquisedeque a Abraão tendo sido levado até bem longe de Salém por aqueles que, posteriormente, acreditaram nessa ideia ampliada e expandida da Deidade. Abraão e o seu irmão deixaram Ur, por causa do estabelecimento da adoração do sol, e tornaram-se crentes nos ensinamentos de Melquisedeque sobre El Elyon o Deus Altíssimo. O conceito deles, sobre Deus, era composto de uma fusão das
antigas idéias da Mesopotâmia com a da doutrina do Altíssimo.
3. El Shadai. Durante esses dias primitivos, muitos dos hebreus adoravam El Shadai, o conceito egípcio do Deus do céu, sobre o qual eles aprenderam durante o seu cativeiro na terra do Nilo. Muito depois dos tempos de Melquisedeque, todos esses três conceitos de Deus tornaram-se fundidos, formando a doutrina da Deidade criadora, o Senhor Deus de Israel.
4. Eloim. Desde os tempos de Adão, o ensinamento sobre a Trindade do Paraíso tem perdurado. Não vos lembrais como as escrituras iniciam, afirmando que No começo os Deuses (no original está escrito Deuses e não Deus como lemos hoje em todas as Bíblias) criaram os céus e a Terra? Isso indica que, quando esse registo foi feito, o conceito de três Deuses em Um, na Trindade, tinha encontrado um lugar na religião dos nossos antepassados.
5. O Supremo Yavé. Na época de Isaías essas crenças sobre Deus tinham-se expandido até ao conceito de um Criador Universal, que era simultaneamente Todo-Poderoso e  misericordioso. E esse conceito de Deus, em evolução e em ampliação, virtualmente suplantou todas as ideias anteriores da Deidade, na religião dos nossos pais.
6. O Pai no céu. E agora, conhecemos Deus como o nosso Pai no céu. O nosso ensinamento oferece uma religião em que o crente é um filho de Deus. Essa é a boa-nova do evangelho do Reino do céu. Coexistentes com o Pai, há o Filho e há o Espírito, e a revelação da natureza e o ministério dessas Deidades do Paraíso continuarão a ampliar-se e a iluminar as idades sem fim, da progressão espiritual eterna dos filhos ascendentes de Deus. Em todas as épocas e durante todas as idades, a verdadeira adoração de qualquer ser humano no que concerne ao seu progresso espiritual individual é reconhecida, pelo espírito residente, como uma homenagem feita ao Pai no céu. (…) Como permaneciam sentados, diante de Jesus, em silêncio, o Mestre continuou: E vós teríeis conhecido essas verdades, caso
tivésseis lido as escrituras. Acaso não lestes em Samuel, onde ele diz: E a raiva do Senhor foi incitada contra Israel, tanto assim que ele colocou David contra eles, dizendo, ide e fazei o censo de Israel e de Judá?E isso não era estranho porque, nos dias de Samuel, os filhos de Abraão realmente acreditavam que Yavé criara tanto o bem, quanto o mal. No entanto, quando um escritor posterior narrou esses acontecimentos, depois da ampliação do conceito que os judeus
faziam da natureza de Deus, ele não atribuiu o mal a Yavé; e, por conseguinte, ele disse: E Satanás levantou-se contra Israel e levou David a fazer o censo de Israel. Acaso não podeis perceber que
tais registos das escrituras mostram, claramente, como o conceito da natureza de Deus continuou a crescer de uma geração para a outra?
De novo deveríeis ter percebido o crescimento da compreensão da lei divina em perfeita harmonia com os conceitos, em ampliação, da divindade. Quando os filhos de Israel saíram do Egipto, nos dias anteriores à ampliação da revelação de Yavé, eles possuíam os dez mandamentos que lhes serviram de lei, até os tempos em que acamparam diante do Sinai. E esses dez mandamentos eram:
1. Não adorarás nenhum outro deus, pois o Senhor é um Deus ciumento.
2. Não elaborarás deuses com imagens fundidas.
3. Não negligenciarás a observação da festa do pão sem levedura.
4. De todos os varões dos homens ou do gado, os primogénitos são meus, disse o Senhor.
5. Durante seis dias poderás trabalhar, mas no sétimo dia descansarás.
6. Não deixarás de observar a festa dos primeiros frutos e a festa da colheita no final do ano.
7. Não oferecerás o sangue de nenhum sacrifício com pão feito com levedura.
8. Do sacrifício da festa da Páscoa, não sairás antes que chegue a manhã seguinte.
9. O primeiro entre os primeiros frutos da terra, vós os trareis para a casa do Senhor, vosso Deus.
10. Não ferverás um cabrito no leite da mãe dele.
E então, entre os trovões e os relâmpagos do Sinai, Moisés deu a eles os dez mandamentos novos, os quais, todos vós estais de acordo, são afirmações mais dignas de acompanhar os conceitos ampliados da Deidade de Yavé. E nunca tereis notado que esses mandamentos estão
registados duas vezes nas escrituras; que, no primeiro caso, a razão para a observação do sábado é a libertação do Egipto; enquanto em um registo posterior as crenças religiosas, dos nossos pais, que avançavam, exigiam que a razão para a observação do sábado fosse mudada, passando a ser em reconhecimento ao facto da criação?
E então vós vos lembrareis de que uma vez mais no dia do maior esclarecimento espiritual de Isaías esses dez mandamentos negativos foram transformados na grande e positiva lei do amor, o comando de amar a Deus acima de tudo, e ao vosso semelhante como a vós próprios. E é essa lei suprema de amor a Deus e ao homem que eu também declaro a vós como constituindo todo o dever do homem.

פֵהֵל PeHeLa guardião da religião, moral, e teologia Divina te Saúdo na Paz e na Luz Daquele que tudo realiza e te digo... A Paz do Eterno vos envolva  

(como pedido assim é feito) 
Bem hajam na luz e com a Luz 
P.S. todos os post's que têm por titulo "Conversas Contigo" ou "Conversas no Silêncio" são por mim formatados e inseridos. Esta é a parte que me cabe em reconhecimento de Autoria.

2 comentários:

  1. por muito que busquemos DEUS,aqui na terra, não o conseguiremos definir... encontrar sim... mas defini-lo nunca, não neste mundo


    abraço

    ResponderEliminar
  2. Venho-lhe desejar um Natal cheio de candura, ternura, carinho, amor, Paz, alegria e que receba a prenda que sempre mais ansiou!!

    obrigada por estar comigo neste ano que está terminando, e agradeço a Deus ter conhecido seu mundo

    abraço fraterno e de muita LUZ

    ResponderEliminar

...perdoa a estrutura.
É fraca. Fortalece-a com a tua partilha.
Estás em casa. Senta-te. Demora-te. Fica para sempre. Só te peço que enquanto aqui estás...penses em ti.
Porque enquanto pensamos em nós pensamos em algo mais elevado do que somente estar.
...por isso quero que estejas e sejas tu própria/o.